Avaliação Física no Pilates


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.




A avaliação física é o primeiro contato que ajuda o instrutor a identificar suas necessidades e conhecer sua rotina antes de prescrever o treino mais adequado e eficiente para cuidar dos motivos que te levaram a procurar a aula. Se você tem alguma patologia, dor crônica, se pratica algum esporte ou é sedentário e, claro, quais os objetivos que deseja alcançar com a prática de Pilates.

Depois dessa etapa, normalmente há uma avaliação mais detalhada. Na qual são avaliadas: condicionamento físico e resistência, altura, peso e pode-se medir ainda a porcentagem de gordura corporal do futuro praticante.

A postura corporal merece atenção redobrada durante a avaliação, afinal, apesar da postura estar relacionada com uma condição estática, ela está diretamente ligada às funções de movimentos. O comprometimento da postura e do movimento são à base de muitas lesões musculoesqueléticas.

Por isso, deve-se avaliar o controle postural e condições do movimento para que possíveis desequilíbrios musculares e articulares do futuro aluno possam ser identificados e tratados.

Agora, com todas essas informações em mãos, o professor de Pilates pode montar um treino específico de acordo com os seus objetivos.

Geralmente, uma avaliação física no Pilates contém 3 etapas:

1. Anamnese

A anamnese é um procedimento fundamental na avaliação física. Ela serve para fazer um diagnóstico e indicar quais as condutas mais adequadas às condições/necessidades do aluno.

Lembre-se de falar de questões como  lesões, históricos de dores ou problemas na coluna.

2. Anotações de medidas

Medição do praticante a fim de comparações futuras para avaliar se houve ganho de massa muscular magra e perda de peso.

3. Capacidade motora e física

É feita também a avaliação das capacidades físicas e motoras, como flexibilidade, força, equilíbrio e postura. Nesta etapa, o instrutor normalmente tira fotos de postura e flexibilidade para comparações futuras.

O Pilates é um exercício físico que demanda tanto cuidado como qualquer outro.
Avaliação física regular é importante para identificar evolução do aluno, se está em um curva crescente de evolução é preciso repetir a avaliação física de forma regular.

A avaliação é extremamente necessária e importante para traçar o tratamento do aluno. Sem ela, não é possível identificar as necessidades de cada aluno e assim os objetivos podem não ser alcançados.

Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto.
Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém!
Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!


Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre Avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto. Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém! Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!

Informações sobre Cursos de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.